
José: O irmão que soube perdoar
Com base em: Gêneses: 37 a 47
Jacó era pai de 12 filhos, porém amava mais a José. Um dia José recebeu de seu pai Jacó uma túnica colorida, seus irmãos ficaram com ciúmes.
Por causa dos sonhos que ele tinha, seus irmãos o invejavam e o tratava mal. Um dia Jacó mandou José ao campo onde seus irmãos apascentavam as ovelhas para dar notícias. Seus irmãos decidiram livrar-se dele e o jogaram num poço fundo. Depois, tiraram ele de lá e venderam como escravo para os mercadores do Egito. Os irmãos de José sujaram a túnica dele com sangue e mentiram para o seu pai dizendo que uma fera tinha comido José. Jacó chorou muito.
No Egito, José trabalhou, foi preso injustamente, mas tudo foi providência de Deus. Na prisão ele revelou o sonho do padeiro e do copeiro.
Algum tempo depois faraó estava incomodado com um sonho que tinha tido, e o copeiro lembrou-se de José. Então faraó mandou tirar José da prisão. José revelou o sonho de faraó. Faraó nomeou José governador do Egito.
Os irmãos de José foram ao Egito buscar alimento. José reconheceu seus irmãos, mas eles não. Quando eles voltaram José revelou a eles quem era. Seus irmãos ficaram espantados. José não estava zangado, ele tinha perdoado seus irmãos. Eles se abraçaram e choraram, e buscaram Jacó para ver o filho que pensava estar morto.
Deus sempre esteve com José.