segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Palavra de ordem: Organizar

Peguei essa ideia no http://bebecomestilo.blogspot.com/






Aprendi rapidinho, casa com criança muda tudo. Meu banheiro, já sinto que não é mais "meu", por todos os lados da casa, algo denucia que espeço é coisa seria, e deve ser bem aproveitado.

Como não vejo a hora de usar minhas roupas, comecei hoje uma geral nos armario. De cara dois problemas: Os sapatos, não posso mais deixa-los no armario,alem disso tem alguns numa prateleira do banheiro, tenho que arrumar outro lugar, já que a banheira da Rebeca toma todo "espaço". Problema 2: A gaveta de roupas intimas, está transbordando, claro, agora uso cintas e algumas peças adaptadas para mães que amamamentam, então virou aquela bagunça, é pior de tudo, só tenho direito a uma gaveta.

Claro que recorri ao google e achei algumas dicas legais, daí resolvi compartilhar:

Como organizar e conservar seus calçados

Os nossos pés devem ser alvos de muita atenção. São eles que suportam o peso do nosso corpo, mas nunca andam sós. Os sapatos complementam e determinam o seu desempenho. Assim, uma coleção de sapatos requer cuidados especiais de limpeza e de arrumação.

1- Avalie o estado e uso de cada par de sapatos

Comece por determinar a qualidade e o estado de conservação de cada par. Elimine aqueles que não estão mais em condições de serem usados ou aqueles de que já não gosta. Não se iniba em jogá-los fora caso não tenha mais condição de uso ou dá-los a outra pessoa.

2- Limpeza dos calçados
Sempre que descalçar um sapato, deixe-o respirando por algumas horas na área de serviço antes de retornar os sapatos para o armário. Lembre-se também de limpar os sapatos com um pano úmido, começando pelo interior e terminando pela sola.

3- Como guardar os sapatos

Existem várias formas de guardar os sapatos de forma organizada.

Organização de calçados por Alinhamento


A mais tradicional delas é enfileirando os pares de sapato na prateleira ou sapateira: por tipo, material e ordem de cor.

Exemplo:
1ª prateleira: calçados de festa bico fino (tecido - couro - camurça)
2ª prateleira: calçados salto médio uso no trabalho (com tiras - anabela - fivelas)
3ª prateleira: calçados salto baixo ou sem salto (sapatilhas - sandálias - chinelos)


Organização de calçados por Alinhamento Intercalado
Ocorre quando o armário não tem espaço suficiente para alinhar todos os calçados da maneira tradicional e quando a profundidade da prateleira é superior ao comprimento do sapato. O sapato do pé esquerdo fica alinhado próximo ao meio do pé direito. Assim se ganha mais espaço.


Organização de calçados por sacos horizontais
Os sacos devem ter visor para facilitar a busca dos calçados. A vantagem é que os sapatos além de protegidos podem ser empilhados.
Além disso, os sacos (tecido ou TNT) podem ser transportados em viagens e idas à academia, por exemplo, sem ocupar espaço.

Organização de calçados por sacos verticais

Os sacos verticais (easybox) também com visor aproveitam melhor a altura das prateleiras além de facilitar a organização.

Torna mais prático retirar um par de calçados do armário, já que não é necessário levantar ou retirar um outro saco para acessar o saco que está procurando. Isso evita a bagunça no armário.

Você também pode utilizar sapateiras verticais e sapateiras de chão.

Organização de calçados em caixas

As caixas originais dos calçados podem ser aproveitadas, ou substituidas por caixas de papel comum, compradas em lojas de embalagem. Para facilitar a visualização dos pares, coloque uma foto do sapato na frente da caixa.

Outra opção e cortar um quadrado na parte da frente da caixa e colar um acetato, improvisando um visor. Também existem caixas de papel que já vem com visor, de várias cores e modelos.

A opção mais adotada pelas organizadoras profissionais é a utilização de caixas transparentes e com ventilação, próprias para guardar sapatos.

As caixas transparentes podem ser encontradas em material pet (mais translúcida) ou polipropileno (mais resistente). Ambas os modelos possuem orifícios que servam tanto para a ventilação quanto como puxadores. É possível empilhar até 5 caixas sem maiores problemas na conservação.


DICAS
Na hora de escolher produtos para engraxar sapatos, opte por embalagens com aplicador acoplado. São mais fáceis de utilizar e evitam o incômodo de ficar com as unhas cheias de graxa.

* Leia mais sobre organização de calçados no nosso E-book OZ!: Como Organizar Armários e Closets



COMO ORGANIZAR ROUPA ÍNTIMA

Um dos principais vilões da bagunça de gavetas em armários e closets é a roupa íntima. Calcinhas, soutiens e cuecas costumam se embaraçar no fundo de gavetas mal distribuídas, roubando espaço e principalmente o tempo de quem está com pressa e precisa achar o conjunto desejado.

Quando bem organizada, uma gaveta permite que você visualize rapidamente todas as peças e possíveis combinações entre elas. Uma das primeiras coisas que têm que ser observadas é a dimensão da gaveta: altura e profundidade. No caso de gavetas muito profundas, procure evitar o óbio: pilhas de peças dobradas umas sobre as outras. Isso só aumenta a bagunça do dia a dia.


Dobra de calcinhas

A melhor forma de ganhar espaço na hora de guardar calcinhas e cuecas é envelopando e arquivando em pé na gaveta, em fileiras organizadas por ordem de cor. Você economiza até o triplo do espaço, além de não bagunçar a gaveta na hora de escolher qual peça vestir.



1- Abra a calcinha
2- Vire a calcinha para trás
3- Dobre a ponta esquerda para dentro até fazer uma linha reta
4- Faça o mesmo com a ponta direita
5- Certifique-se que a peça esteja o mais parecido possível com um retângulo
6- Pegue a ponta inferior (2/3 do comprimento) e dobre por trás.
7- Envolva a ponta que sobrou por dentro do elástico da calcinha.
8- Guarde a calcinha em pé na gaveta, virada para frente

Colméias

A opção de utilizar colméias organizadoras, otimiza ainda mais o espaço das gavetas e facilita a vida de quem não tem muita paciência para organizar as pilhas de peças.



Dobra de Cuecas
O mesmo tipo de dobra envelope pode ser usado para cuecas.
No caso de cuecas boxer ou até bermudas, a diferença está apenas na primeira dobra, que é ainda mais fácil. Basta unir as duas pernas e dobrar a extremidade inferior, encaixando-as dentro do elástico.

Dica: para conservar suas roupas íntimas, utilize uma tela protetora na hora de passá-las a ferro.


* Leia mais sobre organização de roupa íntima no nosso e-book OZ!: Como Organizar Armários e Closets.



“Esta matéria pode ser publicada gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que citada a fonte: www.organizesuavida.com.br. Se desejar publicar artigos e informações exclusivas entre em contato.”

Natal da Rebeca



Só dá para comentar do natal , pois o nosso ano novo foi fora do normal. A Rebeca teve uma longa crise de cólica, começou as 16h00 e só parou as 22h00, ela chorou tanto que bateu um desespero, dei remédio, ela mamava e nada, só acalmou quando foi vencida pelo cansaço, eu tambem, fui coloca-la para dormir , e pasmem! Dormi também, a 00h00 estava nos braços de Morfeu e não vi nada, nem mesmo acordei com os fogos, ou levantei para desejar Feliz 2010 para o Charles.

Isso é vida de mãe...

Porem o natal passamos na casa da minha mãe, foi nossa primeira saída (eu e Rebeca), demorei horas para me aprontar (não tenho roupas apropriadas para amamentar, quem pensa nisso?), quando saímos já era hora de voltar.

Os tios , priminhos e amigos ficaram euforicos quando viram Rebeca, todos queriam pegar um pouquinho.

O Papai Noel como sempre passou por lá assustando as crianças e os adultos, afinal cada vez mais se parece com o bom velhinho.